
SOBRE A EE PROF. RAFAEL LEME FRANCO

Rafael Leme Franco, natural de Pirassununga, nasceu em 10 de março de 1915. Filho de Manoel Leme Franco e Etelvina de Oliveira Leme Franco.
Cursou Magistério e iniciou sua carreira em São Carlos, como secretário de escola. Prestou concurso para Diretor de Escola, ingressando em Duartina/SP. Teve seu reconhecimento profissional como Diretor da EE Alberto Santos Dumont, onde atuou entre 1957 a 1976.
Era muito querido tanto pelo corpo discente como docente, tendo recebido inúmeras homenagens da coletividade.
Durante seu período de gestão no então Colégio Estadual Alberto Santos Dumont, dedicou-se não somente a escola, mas também formulou teses visando a melhoria do ensino público.
De temperamento polêmico, incentivou ações criativas de seus professores e nunca admitiu intromissões de estranhos à vida interna da escola. Casado com Dona Edith de Camargo Franco, teve 8 filhos: Fernando, Marise, Luis, Maria Cecilia, Maria Helena, Maria Lucia, Paulo Francisco e José Mauricio.
Era dedicado à família. Distraía-se com leituras, dança e jogando xadrez ou cartas.
Na ocasião de sua aposentadoria, recebeu homenagens da Câmara Municipal e autoridades ribeirãopretanas da época.
Faleceu em 01 de outubro de 1978, dois anos após sua aposentadoria.
Atualmente é patrono dessa Unidade Escolar.
Nossa filosofia

Os profissionais da Escola Rafael Leme Franco compreendem a filosofia educacional da Educação como processo permanente e integral, fundamentando-se no compromisso de oferecer ao educando oportunidades de desenvolver a autonomia, a práxis, a criatividade e a criticidade na busca constante de uma melhor qualidade de vida. Baseia-se em valorizar o processo dinâmico de aprendizagem, cultivando um ambiente de estímulo e interação na construção do saber, promovendo o desenvolvimento integral do educando. A EE Prof. Rafael Leme Franco, na sua prática docente, respeita as potencialidades individuais do educando e promove a interação entre família-escola-educando-comunidade para que o aluno seja um indivíduo estimulado a construir o futuro, realizando seu sonho pessoal e profissional. Por meio de ações pedagógicas, motivamos o aluno à prática de teatro, música, danças, poesia e esportes como estratégia de incentivo a participar de atividades que contribuam para sua formação integral.
A Pedagogia de Paulo Freire norteia nossa proposta pedagógica que acredita em uma “prática docente coerente em tudo para só então saber que deve respeitar a autonomia e a identidade do educando”. Uma filosofia de trabalho permeada pelo desejo de libertar o homem e não apenas de instruí-lo e muito menos de domesticá-lo.
Sandra Tereza Ambrósio - Professora Coordenadora Pedagógica